sábado, 11 de junho de 2011

O tiro errado de alguns pais de alunos

Durante a greve dos professores da Rede Municipal de Upanema muitos pais de alunos transferiram seus filhos da escola municipal para as escolas estaduais. Agora, com a greve das novas escolas de seus filhos, como ficaram esses pais? Será que estão levando seus filhos de volta?

Eu sempre pensei que os problemas da educação em Upanema e no país têm um culpado principal. Talvez os leitores estejam pensando que eu vou falar dos governantes. Não. Eu atribuo essas deficiências ao consentimento da sociedade. É a sociedade quem elege os maus políticos que governam o país desde que vivemos a República neste país.

Se o povo brasileiro usasse a mesma disposição empregada para correr nas passeatas políticas e gritar o nome dessa gente de pescoço ocupado, para ir às ruas exigindo melhoria nos serviços públicos, certamente a realidade seria outra.

Infelizmente a grande massa do povo fica silente, satisfazendo-se com as esmolas governamentais. As pessoas mais esclarecidas e detentoras de melhores condições sociais não usam sua capacidade crítica para exigir um serviço público de qualidade pública e preferem custear a educação e saúde de sua família. Isso é cômodo para os políticos fisiológicos brasileiros. Tem deles que já estão se dando bem na política há 40 ou 50 anos.

Portanto, eu acredito que a atual realidade brasileira ainda levará muitas décadas para ser mudada. Eu lido com alunos de Ensino Médio e os vejo com os mesmos posicionamentos políticos dos analfabetos. Somente um pequeníssimo percentual pensando diferente.

É lamentável porque isso retrata o resultado da educação que estamos oferendo a essa gente. Quando eu penso nisso, eu fico a me perguntar: será que o professor pensa diferente do analfabeto? Será que a maioria de nós não concorda com esse estado de coisas? Será que não há muitos professores votando pelas mesmas motivações da maioria das pessoas?

Nenhum comentário: