sábado, 11 de junho de 2011

O SINTE-RN faz greves políticas?

Um anônimo me interpelou, por meio de um comentário sobre a posição de nosso sindicato a respeito da relação greve e posicionamento político no RN.


O anônimo quer saber a razão de só neste governo (sic) o SINTE-RN se levanta contra o Governo. Eu não publico comentários anônimos neste espaço, mas eu achei conveniente aproveitar o citado comentário para trazer alguns esclarecimentos sobre o assunto.

Se o autor do comentário não sabia, o nosso sindicato realizou várias greves no Governo de Vilma. Talvez a pessoa fale isso pelo fato de aqui em Upanema não ter havido greve há vários anos. Mas a nível de Estado as greves eram quase que anuais. A atual greve não tem nada de política partidária, digo respondendo respondendo à sua pergunta. Para você ter uma ideia, em Upanema, a atual governadora teve uma vitória esmagadora nas urnas, mas mesmo assim, conseguiu atrair a categoria do municío para uma greve histórica por aqui. Será que todo esse pessoal mudou de posição política tão depressa?

Eu penso que você ainda não sabe o motivo de nossa greve. Partindo desse princípio, vou tentar explicar, mais uma vez neste espaço, nossas motivações.

Nossa greve tem como motivo principal o descumprimento da Lei do Piso Nacional do educador. Essa lei é de 2008. Alguns governadores reacionários recorreram ao STF e conseguiram engavetar a nossa conquista por dois anos. No último mês de abril o STF decidiu pela constitucionalidade do Piso e já deveria ter sido pago, pelos municípios e Estados, de forma imediata. O Governo do RN não deu a mínima para a lei. A partir daí, o nosso sindicato passou a cobrar o cumprimento da lei e, sempre alertando o Governo da possibilidade de uma greve para forçar a barra. Para variar, nada foi feito. O resultado está aí: mais de um mês de greve.

Estamos em greve buscando o que é nosso. Alguns professores terão um acréscimo em torno R$ 500,00. Esse professor já perdeu esse valor em abril, maio e vai perder em junho e continuará a perder até ninguém sabe quando. Não sei se isso seria motivo para o nobre comentador e leitor desde humilde blog fazer uma greve. Em caso de uma resposta negativa, eu fico feliz com seu salário, porque é sinal de que você não recebe uma remuneração inferior a dois salários mínimos, como os professores de nível superior da Rede Estadual de Ensino.

Nenhum comentário: