segunda-feira, 23 de abril de 2012

Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical





A CUT está realizando o Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical, que faz parte da Campanha Nacional por Liberdade e Autonomia Sindical - uma bandeira histórica da Central Única dos Trabalhadores. A coleta de votos foi prorrogada até o dia 15 de junho, em função da demanda - o prazo final de votação seria 30 de abril. Isto porque trabalhadores de todo o País, inclusive de sindicatos filiados a centrais que são contra o fim do imposto, estão telefonando ou enviando e-mails para a coordenação do plebiscito dizendo que também querem votar. No próximo dia 30, a direção executiva da CUT vai divulgar a primeira parcial sobre a votação.
O desconto do imposto equivale a um dia de salário por ano de todos/as trabalhadores/as que têm carteira assinada. E todos pagam, sejam ou não associados a um sindicato, queiram ou não. O fim deste imposto, segundo o presidente da CUT, Artur Henrique, “é fundamental para a classe trabalhadora brasileira conquistar a liberdade e a autonomia sindicais, bandeiras históricas que fazem parte dos princípios de criação da nossa Central”. “O fim do imposto sindical é fundamental para fortalecer os sindicatos, torná-los mais atuantes, combativos”, afirma Rosane Silva, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.
Segundo Artur, a CUT já fez várias lutas contra a cobrança, mas este ano decidiu fazer uma ampla e ousada campanha. “A diferença, este ano, é que decidimos consultar diretamente os maiores interessados para saber o que acham do imposto”, explica.

(CNTE, citando CUT)

NOTA DO BLOG

Por que será que os servidores municipais de Upanema são obrigados a contribuirem com esse imposto, se não temos carteira assinada (nosso regime é o estatutário)? Os servidores do Estado do RN não pagam esse mesmo imposto.

Nenhum comentário: