quarta-feira, 14 de março de 2012

Sem proposta não tem quem suporte

A novela do piso do magistério em Upanema não tem suporte mais. Não vemos sinais de que o governo municipal esteja se movimentando para sanar o problema. Eu estou encucado com essa coisa e me pus a fazer uma análise dos números.

Sei da dificuldade financeira do município para sanar essa dívida com os profissionais da educação. Então, será que a junção da gratificação por exercício de sala de aula (Regência) não ajudaria nessa história?

Peguei os números atuais, partindo do salário de um professor de Nível Superior, em início de carreira. Imagino que o número seja este (se não for exatamente, mas é por aí): Salário: R$ 870,00; Regência: R$ 217,05; Total: R$ 1087,05. Para pagar o piso atual, teremos que chegar aos seguintes números: Salário: R$ 1632,25 (já feita a proporcionalidade de 30h e o acréscimo de 50% para nível superior), isso representa um reajuste de 50,1%. Muito? É. Por quê? Porque acumulou as perdas de vários anos.

Mas será que esse número não poderia ser escalonado em várias parcelas até chegar o final do ano? No próximo ano estaria mais fácil de começar a cumprir a lei no início do ano.

É possível que eu tenha me equivocado nos números. O professor Josiel poderá conferir e me corrigir, se for o caso.