segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As razões das medalhas

Os dois alunos medalhistas de Upanema, primeiros colocados, a nível de Estado, na OBMEP não conseguiram tal resultado por acaso.

O trabalho do professor Josiel foi fundamental. Mas existe uma outra razão muito importante: a influência dos pais desses alunos.

Eu não conheço o aluno da E.E. Alfredo Simonetti (premiado com a medalha de prata), mas conheço bem a aluna Letícia Alves, por já ter sido minha aluna. Também conheço o esforço de seus pais, para a mesma obtenha bons resultados nos estudos. Letícia é uma das alunas participantes de um projeto inovador em nossa cidade, denominado de "Aula Continuada". Os pais dela se juntaram a outros pais e formaram um grupo de estudos, com conteúdos ministrados professores particulares, com o objetivo de avançar esses alunos a um nível acima daquele da escola pública local.

O projeto deles parece não ter importância para muita gente, mas já está dando seus frutos. Seria importante que nós pais de alunos seguíssemos esse exemplo e fizéssemos algo semelhante por nossos filhos. Os grandes ganhadores dessa história serão eles mesmos. Educação é o principal fator determinante no destinos desses meninos e meninas e quem é o grande responsável por isso não é o governo, mas os pais. Quando estes fazem sua parte, têm autoridade para exigirem dos governantes que façam a parte deles.

Os pais upanemenses não podem mais continuarem preservando aquela cultura da preguiça hereditária, baseada na ideia de que estudar enlouquece (sic) e na peregrinação de final de ano, na tentativa de  fazer o professor "pontear" seus filhos reprovados.

Um comentário:

Profº Francisco Gondim disse...

Alguns anônimos valentes não gostaram de meu texto em meu blog. Só faltou dizerem que eu não posso pensar.