sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A democracia é o habitat do contraditório

Eu nasci em um período de ditadura. Eu lembro de meu pai falando baixo, por medo de ser denunciado aos governantes insanos. Eu vi esse período passar, por causa da pressão social.

Hoje, quase trinta anos depois daquele pesadelo, ainda nos deparamos com muitas pessoas que não se adaptaram ao novo regime. São aquelas pessoas que não suportam ficar perto de quem não come na cocheira dos poderosos.

Eu penso que já está passando do tempo de despertarmos para essa realidade brasileira: somos um país livre, apesar dos pesares. Estamos avançando em nosso modelo democrático. Ainda falta muito, mas já passamos do meio do caminho.

A democracia criou as condições para a convivência do contraditório e isso é que está incomodando as pessoas reacinárias.

Nenhum comentário: