sábado, 3 de setembro de 2011

O candidato com a melhor proposta para ser eleito

O Brasil é um país que adotou a corrupção como principal bandeira. Por essas terras tupiniquins o cidadão honesto é alguém diagnosticado como louco, fora do normal.

Mas quem serão os culpados por essa cultura malévola? Quase todos apontam os políticos ou os governantes. Mas será que isso é verdade?

O que seria dos políticos corruptos se o povo fosse honesto? Os tais teriam a candidatura cassada após tentar comprar o primeiro voto. Pronto, o mal estaria cortado pela raiz.

Mas qual é a realidade das eleições brasileiras? Quem são os candidatos eleitos?

As nossas eleições funcionam como um leilão. A melhor proposta, ou seja, a maior oferta monetária em troca do voto do cidadão desonesto é a que garante a eleição. Candidato liso não tem como oferecer boas propostas e acabam perdendo as eleições.

Aqueles candidatos portadores de uma conta bancária bem recheada de dinheiro (sujo ou limpo, não importa) são os vitoriosos. Estes ao chegarem ao poder, tratam de dizer que encontraram os cofres públicos quebrados e apresentam alguns rombos parecidos com aqueles de sua vitoriosa campanha e passam os primeiros meses trabalhando na arrumação da casa (entenda-se: pagando as dívidas de campanha) e, quando começam a governar, tomam todas as providências para juntar uma reserva (caixa 2) para a campanha de reeleição. Traduzindo: os políticos se corrompem para ganhar as eleições e continuam na corrupção para poderem se manter no poder.

É claro que existem as exceções, mas isso com muita exceção mesmo!

Tudo isso acontece porque o cidadão brasileiro já contaminou suas artérias e veias com a corrupção e ainda tem a cara lisa para apontar o dedo sujo contra os políticos desonestos! Como esperar que os políticos brasileiros sejam honestos se o povo sofre da Síndrome da Falta de Vergonha Adquirida?

Nenhum comentário: