sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sinte tem audiência com secretária de Educação do Estado

A direção do Sinte participou de uma audiência com a secretaria de Educação do Estado Betânia Leite Ramalho, nesta sexta-feira (18). No encontro foi discutido o pagamento de valores em atraso como a carga suplementar devida pelo estado desde 2009.
Sobre a carga suplementar, a secretaria afirmou que o pagamento está orçado em R$4 milhões. Mas disse que lutará para que o valor seja repassado aos educadores no mês de março. O calendário de pagamento dos servidores públicos ainda não está definido, mas a gestora afirmou que em março ele será publicado.
Na reunião também foi discutida a revisão do Plano de Carreira dos Professores. Na oportunidade, a secretária se mostrou interessas em conhecer o conteúdo da proposta e disse ainda que vai solicitar audiência com a governadora para tratar da questão.
Sobre os projetos de lei em tramitação, a gestora disse que esteve muito envolvida com o início do ano letivo e não tratou ainda dessa questão. Esses projetos dizem respeito a alterações na lei de gestão democrática e à lei que altera os portes das escolas e reorganiza o valor da gratificação em função de diretor e vice-diretor.
A proposta de alteração da jornada de trabalho na rede municipal também foi discutida. A secretaria disse que não tem um posicionamento no momento, mas iria apreciar o conteúdo. Sobre o Profuncionário, o Sinte solicitou que o comitê de política do estado voltasse a atuar. Betânia Leite se mostrou favorável a isso.
Durante a audiência, também foi apresentado o pleito da formação de novas turmas do Profuncionário, as condições de instalação em que acontecem as aulas, o trato dado aos tutores e coordenadores, que não se sentem estimulados a ministrar o curso. Também foi proposto que o governo ofereça o curso superior aos profissionais. A secretária achou a reivindicação interessante e afirmou que pesará sobre a questão.
GME
A secretária garantiu que o pagamento da Gratificação será feito este mês. A forma que se define o mérito também foi discutida e a gestora disse querer se aprofundar sobre a questão em outra oportunidade.
Aposentadorias
Betânia Leite disse que três novos assessores jurídicos foram integrados à Secretaria e que sua principal demanda será as aposentadorias.

Fonte: SINTE-RN

Nenhum comentário: