quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lula acabou com a zona rural?

Hoje, também tive o desprazer de ouvir essa outra pérola, saida da mesma boca que falou a primeira.

Eu nasci e me criei na zona rural. Na época que eu era menino, a coisa era preta para quem era pobre e morava no sítio. De dia faltava água e comida, de noite, faltava luz.

Eu só me lembro dos anos 80 para cá. Naquele tempo pobre era pobre. Meu pai era tão pobre que não podia possuir uma bicicleta. Andava à pé 12 km, para poder chegar até a cidade e fazer a feira (vá pensando aí no que era a feira!).

Eu falei isso nesse espaço, mas não custa nada repetir. Morávamos muito próximos da rede de alta tensão de energia, mas éramos iluminados por uma lamparina abastecida com óleo diesel, pelo simples fato de aquele projeto de eletrificação rural ser apenas para os fazendeiros amigos de um deputado estadual muito famoso na época: era o "Projeto Luz para alguns".

Lembro que veio um tal de "Projeto Curral", mas papai não recebeu, pois o projeto era para quem já tinha um "curral de gado". Papai não tinha curral. Ele não tinha para quê querer curral. Não tinha nenhuma bezerra magra para colocar dentro. Adivinhe quem recebeu as vacas? Adivinhou?

Pois é, no Governo de Lula, a coisa mudou. Os pobres possuem motos, gado, "Luz para todos", os filhos andam para a escola de ônibus novos (se os nossos são velhos, mas existe o dinheiro no FNDE para comprar novos), muitas comunidades rurais já possuem água encanada. Onde ainda não existe esse benefício, mas já chegaram as cisternas. Por aí vai.

Como foi que Lula acabou com a zona rural? Se isso for verdade, eu deve estar com o QB (Quociente de Burrice) muito elevado. Não acha?

Nenhum comentário: