quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lula acabou com a educação?

Eu já ouvi muita coisa com os ouvidos que Deus me deu. Mas eu ainda não tinha ouvido a pérola que ouvi hoje.

Um colega professor teve a coragem de dizer que Lula acabou com a educação do Brasil. Eu não sou filiado a nenhum partido. Também não pretendo fazer isso. Mas eu me senti incomodado com esse absurdo. E quando eu me incomodo, costumo falar.

Como imaginar que um professor possa abrir a boca e dizer que Lula acabou com a educação? Sinceramente, não dá para engolir uma arrumação dessas.

Será que tem alguém que não enxerga uma lâmpada acesa no meio de uma sala escura? É uma lástima!

Ora, Lula criou mais Escolas Técnicas Federais do que as existentes antes de seu governo. Está criando muitas universidades federais, por todo o Brasil. Transformou o FUNDEF em FUNDEB, para abranger toda a educação básica. Está investindo nas escolas estaduais e municipais, cujos IDEBs está abaixo do esperado. As escolas nunca receberam tanto dinheiro, como estão recebendo hoje. Tem os programas de formação continuada para professores que não possuem uma graduação, ou mesmo, aqueles que estão atuando em uma área diferente da sua formação.

Esses são alguns exemplos de investimentos no melhoramento da educação. Ainda posso acrescentar a aprovação do Piso Salarial Nacional. A aprovação desse benefício contou com o empenho do Governo Lula. Foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, mas foi questionado no STF, pela oposição ao Governo, por isso está com a sua implementação ameaçada.

Agora, existe um detalhe importante: o Governo Federal manda os recursos para melhorar a educação nos Estados e Municípios. Estes, por sua vez, deixam de investir aquilo que já vinham investindo e, simplesmente, utilizam-se desses novos recursos, fazendo com que seja trocado seis por meia dúzia.

Basta olharmos para as escolas onde trabalhamos, sejam estaduais ou municipais. Quando acontece algum atraso nos repasses federais, simplesmente falta tudo na escola. Aí vem a pergunta: onde fica a parte dos estados e municípios? Estes ficaram somente com a conta de água e luz? Por que tem que faltar papel ofício, álcool, ventiladores, tinta na impressora, salas de aula, etc.? Eu acho que o problema mora por aí. Estão só esperando pelo Governo Federal.

Quais os projetos próprios do Governo de nosso Estado e de nosso Município, para melhor a educação nesses dois entes federativos? Se você conhece algum, me passe para que eu possa divulgar.

Nenhum comentário: