segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Educação incomoda

Surgiu uma polêmica no blog de Josiel. Ora, falar em salário de professor se tornou pecado em Upanema.

Eu fico a me perguntar o que certas pessoas de Upanema entendem por educação. Será que para essas pessoas educação é uma sala de aula com um professor tremendo de fome, tentando permancer de pé, escorado no quadro?

Quando eu escuto algumas pessoas desse tipo, ou mesmo, quando leio seus comentários, faço essa leitura.

Na minha visão, educação é um sistema. Para se ter educação, precisa se ter um plano de Estado (governo), uma estrutura, mão-de-obra qualificada e bem remunerada e um interesse social pela aprendizagem do aluno. Se uma dessas peças falhar, todo o sistema estará comprometido.

O salário do professor não serve somente para seu bem-estar pessoal e familiar. É com esse salário que o professor investe em cultura: compra livros, assina periódicos, internet, etc. Ou será que isso não faz parte da boa educação?

Será que estão pensando em melhorar a educação cuidando só da parte física da escola, esquecendo o bem-estar do principal vetor no carreamento e produção do conhecimento?

Não estou entendo mais nada!

Eu só posso acreditar que é o fato de a educação libertar o cidadão, ou melhor, fazer o cidadão que tanto incomoda essa gente.

Nenhum comentário: