sábado, 17 de outubro de 2009

Vestindo a camisa

Parabenizo os professores blogueiros Josiel Gondim e Francisco José, pelo posicionamento coerente para com o que são e representam, no que se refere à reformulação do PCCS dos professores municipais.

O primeiro, mesmo sendo político com ligações ao Governo Municipal, mas está sabendo separar o transitório dos assuntos relacionados à sua carreira. Esteve durante toda a reunião de discussão e elaboração de nossa contraproposta.

Já o segundo, tem uma atuação direta na Secretaria de educação, mas também está sabendo separar as "coisas" e se integrou aos que lutam pela causa dos mestres.

Ao dizer isso, não estou defendendo o corporativismo cego, pensando somente no próprio umbigo. Quando eu defendo a melhoria salarial do profissional de educação, é porque acredito ser 'impossível fazer educação de qualidade sem atentar para a dignidade do principal ator desse processo: o professor.

A melhoria salarial tem um efeito direto na qualidade da educação. Basta você raciocinar e concordará comigo. Imagine que o professor melhor remunerado terá condições de assinar um periódico, um provedor de internet, adquirir livros, dentre outros materiais didáticos e equipamentos que melhoram sua atuação em sala de aula.

Eu sei que existem aqueles profissionais que dificilmente vão melhorar seu desempenho com o acréscimo salarial. Mas isso é uma minoria. Até porque a grande maioria não pode ser penalizada pelo comportamento dessa gente. E vou mais além, e digo que essa gente está no sistema, por culpa dos gestores públicos que os colocaram, muitas vezes, sem levar em conta a capacitação, mas unicamente, uma visão mesquinha de troca de favores políticos.

Com essa reflexão e reconhecimento, quero convocar os demais companheiros para ingressarem nessa luta. Não fique de camarote, criticando A ou B. Saiba que será você quem poderá ter mais uma perda salarial neste ano. Com um agravante: essa perda perdurará por toda a sua carreira. Lembre-se que sua carreira não é um mandato de quatro anos: você passará na sala de aula 30 anos, no caso dos homens e 25 anos, no caso das mulheres.

2 comentários:

Profº Erivan Silva disse...

Meu caro Francisco!
Nunca tive dúvidas de seu caráter! Sempre soubemos (colegas de sala de aula)que aquele rapaz simples tinha grandes virtudes, pois mostrastes essa característica com os resultados obtidos em cada disciplina. Quando leio seus Posts fico impressionado e feliz. Sua coragem (poucos, a tem)é imensurável. Mas, se pensarmos bem, daquela época (nossa época de grandes estudantes que éramos)a maioria traz consigo essa verdade! Parabéns e continue posicionando-se com afinco. Ler suas matérias é gratificante! Embora o tempo tenha passado, sabes que não sou demagogo em minhas posições, sejam elas quais forem. Abraços cordiais e que nosso Deus possa te abençoar e te guiar sempre!

Profº Francisco Gondim disse...

Erivan, obrigado por suas palavras. Eu sei que não mereço tudo isso. Você é muito generoso. Continuo estimando você e os demais colegas daquela época. Temos diógenes, Quaresma, Josiel, gorete, você e eu. No momento, não lembro de mais alguém. Todos esses entraram pala carreira do magistério. Apesar das intempéries da profissão, continuamos com orgulho dela. Estamos formando o caráter de pessoas que vão fazer a diferença em nossa sociedade.