segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Valorização profissional em debate

Está na hora dos educadores brasileiros assumirem as rédeas do processo de organização e gestão da educação básica e de melhorar a formação do licenciando que ingressa na carreira. Esse foi o tom dos debates que abriram o segundo dia da 7ª Conferência Nacional de Educação, em Brasília, com os temas “Organização e gestão da educação na perspectiva de construção do SNE” e “Valorização profissional e Sistema Nacional Articulado de Educação”.

O professor Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), defendeu que os profissionais da educação se tornem sujeitos do processo de organização e gestão da educação básica. “ Devemos ser protagonistas da política curricular”.

A professora Leda Scheibe, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacou a valorização do profissional de educação e sua formação. “Os planos de carreira dos professores revelam que eles são mais valorizados pelo tempo de serviço do que por especializações acumuladas”. E destacou: “é cada vez maior o número de universitários de origem mais pobre nos cursos de licenciatura e pedagogia”.

Segundo Alex Ferreira da Cruz, dirigente do SINTEP/MT, é preciso lembrar ainda que os funcionários das escolas também devem ser contemplados pelo SNE. “Os funcionários devem ser considerados parte do processo pedagógico”, afirmou.

Fonte: CNTE

Nenhum comentário: