sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Quem ganha e quem perde com a falta de aulas

Não sei se no resto do mundo é como em Upanema. Por aqui, as coisas são um tanto quanto estranhas. Pense comigo sobre esse negócio de não ter aulas na escola pública.

Quando um professor não vem trabalhar, por falta de compromisso, doença, ou qualquer outro motivo, os alunos só faltam soltar fogos. Não o fazem, mas o negócio é bom! A comemoração dentro da escola é grande!

Para se ter ideia da situação, eu já tive a experiência de faltar nos primeiros horários. Quando cheguei na escola nos outros horários, quase entro em dificuldades. Imagine o motivo! Os alunos das turmas dos últimos horários ficaram altamente zangados comigo, porque eu havia faltado na outra turma, mas não faltei na turma deles. Alguns gritam exaltados: "só a gente não tem aulas vagas!" Pode? Não sei aí, mas em Upanema, pode!

Eu costumo dizer aos alunos que eles são os únicos perdedores, quando não se tem aulas. O professor recebe o salário completo, os governos não sofrem nenhum solavanco com isso (ao contrário, devem comemorar, pois isso ajuda a perpetuar o analfabetismo funcional), a bolsa de valores nem toma conhecimento do caso. Mas tudo que eu digo, não encontra lugar na memória deles. A cada dia, eu vejo a mesma cena sendo exibida.

Nenhum comentário: