segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Em busca de uma formação crítica

Luiz Dourado, da UFG, defende implantação do SNE para valorização do ensino


ImageO ciclo de palestras da 7ª Conferência Nacional de Educação teve início na noite de ontem (9), com a Conferência “Elementos Constitutivos do Sistema Nacional Articulado de Educação”. Luiz Fernandes Dourado, professor da Universidade Federal de Goiás, representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), traçou um breve panorama sobre os aspectos econômicos e políticos que influenciam a educação no Brasil. Para ele, a qualidade do ensino depende de aspectos extra e intra-escolares, sendo um dos objetivos do Sistema Nacional Articulado de Educação (SNE) influenciar na formação de sujeitos críticos e criativos.

Sobre o processo de implantação do SNE, Luiz Dourado, que também é editor da Revista Retratos da Escola, ressaltou a necessidade dos educadores entenderem as tecnologias como ferramentas a favor da qualificação profissional, o que acaba gerando um processo de formação dos educadores, para que estes possam, por sua vez, interagir com os estudantes. “A educação é parte constitutiva das relações mais amplas”, declarou Dourado, defensor de mudanças estruturais provocadas pelo movimento organizado da sociedade civil.

O professor também destacou alguns pontos relacionados ao SNE. Para ele, o sistema é de vital importância para que sejam estabelecidas bases comuns (como plano de carreira e piso salarial) para os trabalhadores da educação. “O SNE exige a construção de um sistema descentralizado, com a colaboração dos entes federados”, disse Dourado.

CNTE, 9/10/2009

Nenhum comentário: