terça-feira, 13 de outubro de 2009

Educação: uma luta sem trégua

Image O feriado prolongado não tirou o ânimo dos cerca de 340 educadores, de todas as regiões do Brasil, que estiveram na abertura da 7ª Conferência Nacional de Educação. Os trabalhadores vieram a Brasília debater a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação (SNE) e do novo Plano Nacional de Educação (PNE), cujas propostas serão apresentadas na Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2010.

Na cerimônia, os participantes foram surpreendidos por uma animada esquete teatral e com a apresentação fora do comum do Hino Nacional, interpretado em diversos ritmos musicais. Além do presidente da CNTE, Roberto Leão, a mesa de abertura foi composta por Paulo Egon, do Ministério da Educação; Antonio Lisboa (CUT); Rodrigo de Paula (Contee); Simone Perecmanis (Andes); Paulo Henrique dos Santos (Fasubra); e Luiz Dourado (Anped).

Leão lembrou aos participantes da importância de todos lutarem, juntos, pela melhoria da educação. “Não daremos um minuto de trégua, enquanto não conseguirmos fazer valer o Piso Salarial. Queremos ver o trabalhador da educação satisfeito com seu trabalho, em uma escola de qualidade”, disse.

Depoimentos

“Talvez uma das coisas mais importantes da história desse país seja a Conae. O Piso e o Fundeb são conquistas dessa categoria. Sinto que este é um momento de mudança que renova a esperança”. Paulo Egon, MEC.

“Estamos aqui para desenvolver um projeto educacional voltado à classe trabalhadora, isento das necessidades de mercado”. Paulo Henrique Santos (Fasubra)

“Que os grandes desafios da educação possam ter um rumo a partir desta conferência, Temos um desafio: que os avanços que conseguimos nos últimos anos não sofram um retrocesso”, Antônio Lisboa, CUT.

Fonte: CNTE

Nenhum comentário: