Trabalhadores em Educação Aposentados das Regiões Sul e Sudeste se reúnem, de 10 a 12 de setembro, em Florianópolis, no 5º Encontro da categoria. O objetivo é reforçar a necessidade de união em torno de várias reivindicações, entre elas, a paridade e a integralidade nos planos de carreira, a reorganização do regime único de aposentadoria dos profissionais da educação, a regulamentação integral da lei que instituiu o piso salarial profissional nacional.
No encontro, a CNTE lança a Revista “Como Vivem os Trabalhadores Aposentados da Educação?”, que destaca assuntos abordados na pesquisa do mesmo nome, encomendada pela Confederação ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). A iniciatica é da Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdênciários da CNTE.
Para Maria Madalena Alcântara, diretora da Secretaria, a publicação marca uma nova etapa desta gestão. "Pela primeira vez estamos mostrando a realidade dos aposentados em uma publicação que oferece prestação de serviço, com informações úteis para que eles possam exercer os seus direitos", diz.
Segundo o presidente da CNTE, Roberto Leão, a intenção, a partir de agora, é estimular ainda mais a participação da categoria no processo de construção das políticas públicas, sobretudo as previstas na Política Nacional e no Estatuto do Idoso, seguindo as orientações da pesquisa.
Os temas da publicação foram selecionados para enfatizar resultados da pesquisa que analisou as características pessoais dos trabalhadores aposentados, perfil econômico, condições de saúde e perspectivas da sexualidade e do lazer, trajetória profissional até a aposentadoria e também as militâncias sindical, social e política.
Fonte: CNTE


Nenhum comentário:
Postar um comentário