terça-feira, 25 de agosto de 2009

CNTE lança revista para professores da educação básica

Professores da educação básica e estudantes de pedagogia acabam de ganhar mais um importante instrumento de formação. Foi lançada em Brasília a segunda edição da Revista “Retratos da Escola - Financiamento e Gestão”, uma publicação da Escola de Formação da CNTE (Esforce).

Para Juçara Dutra Vieira, Vice-presidente da Internacional da Educação e membro da coordenação da Esforce, a revista não é apenas mais um veículo de formação, representa um passo fundamental na construção da identidade dos educadores. “A idéia da CNTE é incrementar o processo de formação permanente dos trabalhadores em educação para subsidiar a sua ação profissional e dessa maneira contribuir para a qualificação da educação”, destacou.

O segundo volume da revista “Retrato da Escola” possui textos esclarecedores e atualizados de temas recorrentes: “Nós falamos de gestão e de financiamento há muitos anos, por isso queremos colocá-los na conjuntura para que eles possam adquirir um novo significado no debate geral sobre educação”, disse Juçara.

O editor da revista, Luiz Fernandez Dourado, considerou o exemplar como um novo conceito editorial que faz parte de um amplo processo de discussão. Ele adiantou que o próximo número será específico sobre os profissionais da educação.

Participaram também da solenidade de lançamento, integrantes da direção executiva da Confederação, dirigentes das entidades afiliadas da CNTE, membros do Conselho Nacional de Entidades da Confederação, do Comitê e do Conselho editorial e autores da revista.

A professora Leda Scheibe, do Comitê Editorial, fez questão de destacar que são poucas as revistas que desenvolvem o tema Financiamento e defendeu a necessidade de se entender melhor a questão para se aprofundar mais o debate sobre políticas de educação.

O professor Adilson Cesar de Araújo, um dos colaboradores da revista, escreveu o artigo “A gestão democrática e os canais de participação dos estudantes”. Segundo ele, “a democratização da escola não é tarefa fácil, ela passa pela criação de espaços de participação dos alunos nas discussões políticas e pedagógicas da escola”.

A professora Maria Abádia da Silva, da Universidade de Brasília, abordou as “Pressões externas na educação básica: dissensos e gestão”. No seu modo de pensar, “para uma escola ser de fato democratizada, precisa ter vivências democráticas no sentido mais amplo da palavra”.

Ao encerrar a solenidade, o presidente da CNTE, Roberto Leão, agradeceu a presença de todos e disse esperar que a publicação contribua para a formação de milhares de trabalhadores da educação básica pública no país.

O lançamento do volume II da revista “Retrato da Escola” aconteceu no último dia 21, no Auditório da CNTE, em Brasília.

Fonte: CNTE

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