quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma boa fórmula para se desgraçar uma boa turma de alunos

O Brasil é uma potência mundial em invenções burras. São inúmeras. Não vou tentar enumerar, pois ninguém suporta ler o obvio. Mas vou falar somente de uma delas.

Inventaram uma tal heterogeneidade das turmas escolares. Ora essa! Descobriram que não era bom separar os alunos pelo nível de aprendizagem. Santa burrice! A turma que não vai na sala de aula passou a dizer e a pagar palestrantes para repassar essa asneira. O resultado já estamos colhendo.

Nossas escolas públicas estão perdendo a qualidade. Turmas boas são massacradas pelo sistema por sofrer a invasão de analfabetos. O professor quando se depara com uma turma muito heterogênia: com alunos muito adiantados e outros lá, pela Idade Média, fica em um dilema medonho e não sabe para quem ensinar. Na maioria dos casos, se desce o nível e esse direcionamento funciona como um castigo para quem estava no nível de aprendizagem correto.

É preciso que os pais desses alunos prejudicados acionem a justiça para que possam receber uma boa indenização. Isso é um crime e não deve ser deixado para lá. Trata-se de jogar na lata do lixo o futuro de uma criança que tem tudo para ir longe.

Nenhum comentário: