domingo, 25 de setembro de 2011

Cristãos X evangélicos

Cristão é aquele seguidor de Cristo. Seguir a Cristo significar andar por onde Ele andaria, falar o que Ele falaria, fazer o que Ele faria. Esse é o verdadeiro cristão. O que passar disso aí, é outra coisa. Nunca será cristianismo.

E evangélico, o que seria? O sentido original da palavra aponta para aquele que vive o Evangelho. Mas nos dias atuais esse significado foi alterado para alguém que seja seguidor de uma igreja evangélica. Pelo menos no dicionário de muita gente que se apresenta como tal. Muitos grupos e indivíduos ditos evangélicos não seguem o Evangelho, nem de longe.

Como separar isso? Só existe uma maneira: conferir pelas Escrituras. Se faz necessário provar as ações e palavras dessa gente que coloca a camiseta com frases, falando de Jesus. O próprio Jesus afirmou que seríamos seus verdadeiros discípulos, se vivêssemos as suas palavras.

Será que essa gente que posa nua, que está envolvida em corrupção, mentira, prostituição, sensualidade, que vive de vender pregações, ou que está metida em tantas outras barbaridades semelhantes, ou piores, vive o Evangelho?

Todo cristão verdadeiro é evangélico (vive o Evangelho de Cristo), mas nem todo evangélico é cristão.

Outro dia me perguntaram se evangélico que é fanático por futebol e as novelas imorais e imundas da TV brasileira vai para o céu. Eu respondi ao meu interlocutor que eu só sei de uma coisa: se essa gente envolvida, até o pescoço, com o mundanismo for para o céu, com uma semana de morada lá, já estará fazendo passeatas, reivindicando o sinal da TV Globo e Record.

Alguém pode estar aí pensando que eu sou radical. Não! Eu não sou radical, coisa nenhuma. Eu conheço Jesus e sei que ele diria a mesma coisa. A não ser que ele nunca tivesse exigido de todos os seus seguidores o novo nascimento e a conversão. Como nascer de novo, se converter e continuar concordando com as mesmas safadezas? Se você ainda não se convenceu do que afirmo, posso dizer que o apóstolo Paulo escreveu em 2Coríntios 5.17 que quem está em Cristo é nova criatura e as coisas velhas ficam para trás e tudo se faz novo. Mas se isso é pouco para você, posso apresentar o texto de Romanos 12. Nesta palavra, Paulo afirma categoricamente que não podemos nos conformar com o este mundo (sistema mundano, com sua filosofias e modus vivendi).

Diante disso, posso afirmar com muita segurança que Jesus não está interessado em ostentar números agigantados de evangélicos, se esse povo não vive o Evangelho. Jesus veio salvar a todos os que querem lhe seguir. Para isso morreu por todos e convida a todos. Mas se faz necessário viver o cristianismo intensamente e verdadeiramente.

Nenhum comentário: