sexta-feira, 16 de setembro de 2011

16 de Setembro em Upanema

Esta é uma data marcante para nossa história. É a data de nossa emancipação política. Nesta data, há 58 anos passamos à categoria de Município. Foi o início de uma história de uma pequena cidade esquecida pelos grandes do nosso querido Rio Grande do Norte.

Foi o filho ilustre Antonio Rodrigues de Carvalho que apresentou o projeto na Assembléia Legislativa promovendo o distrito de Upanema a Município. Não sei se o mesmo conseguiu mais algum benefício para esta rica, mas tão sofrida terra.

Os anos e décadas se passaram. Muitas conquistas já foram alcançadas. Muitas outras resistem em vir até nós.

Entre as primeiras, poderíamos falar da energia elétrica, da água encanada, da comarca, de uma quase estrada, da telefonia fixa, da telefonia móvel (ainda muito precária), de alguns serviços bancários (muito deficientes, ainda), dentre outras melhorias.

Na outra lista, a das conquistas desejadas, mas não alcançadas, podemos citar a BR 110, a reabertura da Biblioteca Municipal, o saneamento básico, a abertura do abatedouro municipal, a criação de uma agência do Banco do Brasil, um projeto de exploração das águas da Barragem Umari, a construção de uma boa escola municipal, dentre tantos outros anseios de nossa gente.

Acredito que a emancipação de um município/cidade é um processo contínuo. O decreto foi apenas o início de tudo. Resta-nos a continuidade da luta pelas demais conquistas, inclusive aquelas que ainda não fazem parte de nossas ansiedades.

Um comentário:

Profº Erivan Silva disse...

Amigo, Francisco!
Também, escrevi um artigo em meu Blog sobre nossa Terra querida! Abraços
saudadesdaterrinha.blogspot.com