sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dr. Paulo Linhares faz prognóstico sobre o futuro da profissão de professor

O jurista Paulo Linhares, proprietário da Rádio Difusora de Mossoró, em seu programa Política em Debate, na tarde de ontem, fez uma análise muito interessante sobre a carreira profissional do professor, mostrando o perigo de extinção dessa profissão tão importante para qualquer sociedade que quer o seu desenvolvimento.

Dr. Paulo analisava a problemática dos baixos salários da carreira do magistério. Segundo ele, os jovens estudantes estão percebendo que existem muitas profissões que garantem bons salários, como por exemplo, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Justiça, Receita Federal, INSS, dentre outras, e não querem mais cursar licenciatura para exercer o magistério, cujo salário é apenas um troco do salário dessas profissões citadas.

Ouvindo aquele comentário, eu fiquei a imaginar como será a educação que meus netos irão receber. Será que essa realidade vai mudar? Se não houver uma melhora nessas condições do professor, quem irá ser professor no futuro? Eu imagino que se continuarmos da forma que está, muitos dos atuais professores irão pular fora do barco e não teremos substitutos qualificados. Muito provavelmente teremos, num futuro muito próximo, um exército de professores, formado de pessoas que não conseguem nada na vida e acabarão nas salas de aulas.

Nenhum comentário: