terça-feira, 28 de junho de 2011

Assentamento do INCRA é lugar para as pessoas ficarem assentadas?

A turma do PT e demais partidos de esquerda que defendem o modelo de assentamentos do INCRA vá me perdoando, mas eu não posso deixar de dizer o que vem pela frente nestas poucas linhas.

O que se entende por Projeto de Assentamento do INCRA? Ora, na teoria seria fazer um levantamento daqueles agricultores desprovidos de uma área de terra para produzir seu próprio sustento e vender o excedente. Isso mesmo. Essa seria a utilidade de um assentamento. Mas alguém conhece um assentamento assim? Seguramente, pouca gente conhece isso!

Tudo começa pelo começo (desculpem a redundância). Ora, o INCRA pegou e continua a pegar todo tipo de gente: agricultor, neto de agricultor, amigo do amigo de um agricultor e cadastra toda essa gente, como se ele fossem agricultores. Não dá noutra: quem nunca teve uma cultura de agricultor, dificilmente se tornaria um tal. É muito mais fácil um agricultor mudar de profissão, mas um processo inverso, fica complicado.

Pois é. Levam essa gente e amontoam em uma área "improdutiva" de matas virgens para a transformarem em uma área improdutiva de matas devastadas. Tem mais: assenta (literalmente, no sentido mais literal da palavra) e passa a mandar um kit de esmolas para enganar a barriga dessa gente pelo resto da vida. Não oferecem formação profissional em agricultura para os recrutados, nem muito menos condições de trabalho. Traduzindo em bom Português: transformam aquele aglomerado de gente em uma favela rural.

Eu falo isso porque conheço. Não venham querer me tapear com argumentos teóricos, porque eu conheço a coisa na prática e de perto. Não foi ninguém que veio me dizer isso, não.

Deixe eu só dizer mais algumas coisinhas. Nesses assentamentos que eu conheço, a maioria das pessoas sequer cria uma galinha. Você sabe por quê? Eu sei. Os vizinhos matam as galinhas dos criadores teimosos! Tais pessoas não criam galinhas, mas têm uma boa quantidade de gatos famintos que atacam os pintos daqueles insistentes em ter umas galinhas para ter ovos sem hormônio e carne de frango.

Mas não pensem que acabou. Tem aqueles que possuem uma boa matilha de câes de caçar ovelhas. Devoram todas as ovelhas dos rebanhos dos insistentes pastores.

Teria muitas coisas para falar desse assunto, mas não vou tornar o texto mais cansativo ainda. Só mais esta: as pessoas negociam suas casas (não falam nos lotes de terras), como se morassem em cidades. claro, as pessoas se comportam dessa maneira por falta de consciência e até de vocação para o meio rural.

Tudo isso não significa uma critica aos moradores dos assentamentos. Pelo contrário, eu sinto dó em constatar que aquelas pessoas foram enganadas e vitimadas por um sistema viciado, patrocinado pelo próprio Governo Federal e aplaudido, de pé, pelos Governos Estaduais e Municipais.

Muito lamentável!

Nenhum comentário: