sábado, 14 de maio de 2011

Professor: uma profissão em extinção? Ou o abrigo dos fracassados?

Já está mais do que batida a ideia de que ninguém quer mais ser professor. Nossos estudantes de Ensino Médio fazem seus planos e vivem seus sonhos profissionais, mas quando alguém lhes pergunta se querem ser professor, reagem como se estivessem vivendo um pesadelo e cuidam logo em exorcizar o ambiente.

Por que será que está acontecendo isso? É a maneira como a profissão tem sido tratada pela sociedade e os governos.

Antigamente, quando o país era atrasado e sem perspectivas de emprego, as pessoas, em sua grande maioria, se viam encurraladas pela falta de opção e findavam correndo para o magistério. Claro que sempre existiram e vão continuar existindo as exceções.

Hoje, os alunos veem as múltiplas oportunidades à frente e podem, em alguns casos, escolher a universidade para sua formação e correm para as carreiras mais prestigiadas, tanto socialmente, quanto economicamente.

Diante disso quem vai ser os futuros professores? Pelo que as pesquisas já começaram a dizer, o magistério será a carreira dos piores alunos. Aqueles que levam a vida engabelando o professor com a famosa cola. Essa turma será os professores de nossos netos. Que herança a nossa geração está deixando para as próximas gerações!

A menos que essa realidade venha a ser revertida. Para isso ainda precisa se inventar o fogo, para que possamos enxergar uma luz no final do túnel.

Nenhum comentário: