domingo, 27 de março de 2011

Como evitar outra greve em Upanema?

A cada assembleia do SINDSERPUP vemos o clima esquentar mais alguns graus, principalmente quando se coloca o termômetro perto de um professor. A turma anda a mais de mil graus e a qualquer momento pode explodir uma greve de professores, ou mesmo, de todas as categorias de servidores municipais.

Eu estou vendo que a turma do extintor de incêndio não vai continuar por muito tempo contando vitória. Eu falo em extintor porque faço parte daquele grupo que  vem lutando para tentar resolver o impasse existente entre o Executivo e os servidores, por meio do diálogo e o fechamento de um acordo pacífico.

Não ando movido por paixões políticas (política partidária). Para mim não importa a cor do partido sentado na cadeira de prefeito (aliás, quase todos os partidos brasileiros são iguais, o que muda são os filiados de cada eleição).

Mas tentando responder a minha própria pergunta do título da postagem, imagino que estão existindo muitos acontecimentos prejudiciais ao bom andamento das negociações. Acho que todos os envolvidos nessa "peleja" devam baixar as armas por um tempo e fazer uma reflexão, no sentido de se localizar algum retalho de pano branco para poder ser levantado em sinal de paz.

Acredito que nossa Prefeita Maristela, ainda, possa procurar a ajuda de alguém neutro nessa história e tentar a retomada das negociações, abrindo mão de alguns ingredientes utilizados até o momento, como por exemplo, essa querela entre alguns dirigentes sindicais, pois está esquentando cada vez mais aquilo que já fumaçava. Se a prefeita chamar toda a categoria para um debate aberto e franco, sem ressentimentos, poderá conseguir, quem sabe, até provar aquilo que ela e seus assessores da área econômica juram ser a atual situação das finanças de nosso município.

Outra atitude a ser tomada, seria a suavização do nosso discurso, enquanto categorias insatisfeitas com a defasagem salarial e as condições de trabalho. Acredito que podemos dizer o que precisamos dizer, usando palavras mais brandas. Isso é uma crítica, não no sentido do conteúdo, mas da forma.

Eu creio piamente que se houver interesse de ambas as partes, chegaremos a um consenso e ninguém vai sair derrotado, mas ao contrário, toda a sociedade upanemense sairá vitoriosa, porque terá a certeza da continuidade dos serviços públicos e, melhor ainda, desfrutará de serviços executados por trabalhadores mais satisfeitos. Por falar nisso, eu não sou psicólogo, mas tenho notado uma cara de quem está chupando limão na grande maioria dos funcionários públicos municipais.

Acredito que o Ministério Público poderia mediar essas negociações, corroborado pela Câmara Municipal e outras entidades sociais.

Vamos continuar acreditando no melhor!

Nenhum comentário: