sábado, 12 de fevereiro de 2011

Um circo e um gramado continentaisl

O Brasil não projeção mundial nas questões importantes da humanidade, mas aprendeu a driblar a atenção do mundo com o seu "bom futebol", recheado com a corrupção e violência que lhe são inerentes, pelo menos nesta terra abrasada.

Uma outra forma de atrair a atenção do mundo sério foi a apropriação do título de país do carnaval. Mas não é que esse título ficou bem empregado?!

Não é brincadeira. Um país metido em corrupção e pobreza (fruto da má distribuição de renda) não conseguiria subsistir se não fosse o carnaval. Certamente esta nação se desmantelaria em sangrentas guerras civis. Mas como o carnaval consegue imprimir no espírito brasileiro a idéia de que nada deve sério, o povo acabando se conformando com aquele político que "roubam, mas faz". Como todo político faz alguma "coisa", todos acabam se dando bem.

Pois é. Tudo se resolve depois do carnaval. Mas depois dele, sempre vêm os campeonatos estaduais, nacionais. Mas tem mais: a cada dois anos vem as Olimpíadas ou Copa do Mundo. Claro o Brasil (não estou falando dos atletas) está lá (motivo de orgulho para muitos famintos, analfabetos, doentes abandonados nos corredores de hospitais públicos e injustiçados em geral).

 Muito bem. O Brasil não necessita de ter tanto empenho em investir em educação, saúde, saneamento, segurança e outros serviços essenciais, desde que esteja investindo em estádios e derramando dinheiro nas contas das grandes bandas de carnaval.

Claro que é bom que se mantenham as "bolsas", programa de leite, casas vazias, urnas fúnebres, etc.

Nenhum comentário: