quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A crise financeira dos municípios e o apogeu dos carnavais nas pequenas cidades nordestinas

O Brasil não é um país sério. Essa frase já está muito surrada e batida, mas o seu efeito continua mais vivo do que nunca.

Diante de uma situação de choradeira de placa branca, como é a vivida pelos prefeitos brasileiros, em especial os prefeitos das pequenas cidades do interior nordestino, vemos o crescimento do uso do dinheiro público para a promoção de carnavais nestas mesmas cidades mendicantes.

O que está acontecendo? Será que não está na hora de se acionar o Ministério Público para coibir essas afrontas à sociedade?

Como se imaginar que os estudantes dessas regiões pobres do pais fiquem sem uma sala de aula, ou mesmo assistam aulas em escolas insalubres, enquanto bandas famosas "saqueiam" o dinheiro público dessas prefeituras incapazes de investir na melhoria da educação?

Eu digo isso sem medo de enfrentar os argumentos dos "sábios" de plantão que saem a dizer que QUEIMAR o dinheiro público com carnaval é investir em cultura e gerar empregos e renda.

Essa gente esquece de que essa suposta "cultura" do carnaval gera prostituição infantil e juvenil, promove a proliferação do uso de drogas (legais e ilegais) e de que os supostos empregos advindos dessa festa são sazonais.

Essa gente também esquece de que se esses generosos recursos empregados nessas festanças fossem canalizados para a educação, produziriam uma cultura sadia (sem incentivo à prostituição e sem a iniciação no submundo das drogas) e de que os empregos advindos da educação são duradouros e/ou permanentes.

Nenhum comentário: