sábado, 27 de novembro de 2010

Tropa de Elite na Vida Real






A onda de violência no Rio de Janeiro foi noticiada com destaque pela imprensa de língua alemã. As publicações chamam atenção para um fato que atinge, diretamente, a comunidade internacional: a cidade sob ataque será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e receberá os Jogos Olímpicos em 2016.

A revista Der Spiegel descreve o que chama de "cenas de uma guerra": a presença de helicópteros e tanques nas ruas da cidade. Segundo a publicação online, "o governo brasileiro quer acabar de qualquer maneira com o poder das gangues até o Mundial de futebol".Citando o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, o Der Spiegel diz que "nenhuma polícia do mundo seria capaz de conseguir o feito da polícia brasileira".

As palavras favela e "slum", do inglês, são usadas pela imprensa alemã para caracterizar a Vila Cruzeiro. O jornal Süddeutsche Zeitung pega emprestado outros termos em português em suas matérias jornalísticas: traficantes e Cidade Maravilhosa.

Tropa de Elite na vida real

Sob o título "Isso é guerra", o alemão Süddeutsche Zeitung conta o que se passa no Rio de Janeiro, fazendo referência ao roteiro de Tropa de Elite 2. "A realidade parecia ter se tornado pacífica, mas agora a batalha contra os traficantes voltou e espalha medo e terror na cidade que vai receber a Copa em 2016 e as Olimpíadas em 2016", escreve o jornal.

A publicação de Munique se aprofunda na descrição do contexto das favelas e da ação do tráfico no Rio de Janeiro. Chega, inclusive, a citar as facções criminosas Comando Vermelho e Amigos dos Amigos que, segundo o jornal, "comandam muitas das ações de dentro do presídio".

Apesar do número de policiais e recursos usados na operação, diz o Süddeutsche Zeitung, "os traficantes estão tão bem armados quanto o Exército", lembrando episódio em que os criminosos derrubaram um helicóptero.

Como no roteiro do filme de José Padilha mas sem fazer menção direta ao Tropa de Elite nesse ponto do texto , o jornal bávaro diz que "a polícia é muitas vezes corrupta e inescrupulosa, que os policiais à paisana matam com frequência inocentes, ativistas dos direitos humanos lamentam a limpeza social. Há ainda as impiedosas milícias, muitas comandadas por ex-policiais"

A publicação suíça descreve o trabalho da Polícia Pacificadora nas favelas e ressalta que a ação também se estende "a zonas turísticas do Rio". O jornal conta que teria sido achado um bilhete no banco de um dos ônibus queimados, com a mensagem: "Com a Polícia Pacificadora, não haverá Jogos Olímpicos".

Um comentário:

Kleber Ricardo disse...

Impressionante como as pessoas só pensam-quando falam sobre a violência do Rio-nas olimpíadas e copa do mundo,acho que mais importante do que isso é a vida das pessoas que moram lá,isso é que devemos nos preocupar.