quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Servidor público: aquele que serve ao povo

Estamos no Dia do Servidor Público. Hoje, comemora-se o dia dessa peça fundamental da engrenagem estatal. Sem o servidor público não há o funcionamento dos serviços essenciais para o bom funcionamento da sociedade.

Discute-se muito a respeito dos serviços públicos brasileiros, no que se refere à qualidade desses mesmos serviços. Nesse mar de palavras em torno do assunto formam-se diversas correntes de pensamento, dentre as quais duas se destacam. Alguns acreditam que o serviço público é travado pela falta de compromisso dos seus agentes, que agem amparados pela estabilidade do emprego. Outros, por sua vez, acreditam que o emperramento da máquina estatal é por causa da desmotivação dos servidores, provocada pela falta de incentivo, principalmente financeiro, como também, a má qualidade das condições de trabalho.

Se analisarmos a questão com frieza, perceberemos que ambas as correntes têm razão. Na minha opinião, diante de tudo isso, ainda, há um agravante: muitos servidores públicos chegam aos seus postos por motivos duvidosos, como por exemplo, os concursos públicos de "brincadeirinha". Nesse caso, abriga-se gente desqualifica e viciada nas entranhas da máquina estatal, o que vai resultar em anomalias graves no funcionamento do Estado.

Mas voltando às comemorações deste dia, devemos comemorar essa tão importante data, uma vez que escolhemos dedicar os melhores anos de nossas vidas ao bem estar do nosso povo e, nesse sentido, temos motivos para nos congratularmos.

Parabéns a todos!

Nenhum comentário: