segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pastores pertencem a qual reino?

Me causa profunda tristeza o posicionamento de líderes religiosos (pastores, padres, bispos) sobre a eleição presidencial deste ano.

Como um líder religioso elabora uma carta e a distribui orientando os fiéis a votarem em determinado candidato e repudiar outro? Que reino esse líder defende? Eu desafio a qualquer pessoa me provar que líder espiritual tenha sido chamado por Deus para tomar partido político. Jesus era um judeu, mas quando foi testado nesta área, se era correto um judeu pagar impostos ao imperador romano (invasor da Judéia), ele perguntou a quem pertencia a moeda corrente. Ao receber resposta afirmando que aquela moeda pertencia a César, o Mestre respondeu: "Dai a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus."

Não se encontra apoio bíblico para o que se está fazendo no meio do cristianismo brasileiro. Não estou dizendo que a discussão sobre o aborto e casamento gay não sejam legítimas. Esses assuntos devem ser discutidos pelos cristãos, com toda a veemência que merecem, mas tudo isso sem necessitar de se citar nomes ou partidos.

Jesus criou a igreja para agregar pessoas de todos os níveis sociais e correntes ideológicas. Não existe o partido dos cristãos. Existem cristãos verdadeiros em todos os partidos políticos. Não podemos demonizar, nem muito menos, santificar determinados partidos.

Mas quando falo isso, eu não me refiro à eleição proporcional. Eu acredito que os cristãos precisam escolher representantes para o parlamento que defendam os princípios do Cristianismo, sem que para isso seja necessário transformar os templos em palanques eleitorais.

Nenhum comentário: