terça-feira, 25 de maio de 2010

Seca diferente

Este ano tem se mostrado um ano de poucas e irregulares chuvas em nosso município. Poucos são os agricultores que irão colher algum produto de seu ofício.

Uma coisa me tem chamado a atenção: não existe mais aquele clima de seca nos dias de hoje. Eu fui criado sentindo o pavor da seca. Lembro do final da década de 70 e início dos anos 80. Naquele tempo existia muita fome em um ano com este. As pessoas do campo partiam para a cidade e saqueavam os poucos comércios de gêneros alimentícios.

eu lembro que uma vez meu pai saiu de casa, no sítio onde fica o Assentamento Salgado, dizendo que vinha à procura de alimento. Ele se juntou a outros pais desesperados e vieram até a cidade. Chegando aqui, o prefeito da época, fez um contrato com um comerciante da cidade e distribuiu uma pequena quantidade de alimentos que durou em torno de uma semana. Depois de acabado tudo, a fome voltou a nos visitar. Pense em um visitante chato!

Hoje, os moradores das comunidades rurais fazem filas de motos para virem à cidade e desfilam de uma comunidade para outra, demonstrando que aqueles tempos tristes já não fazem mais parte do nosso viver.

Nenhum comentário: