A cidadania é o exercício dos direitos adquiridos por um povo ou nação, ao longo do tempo .
Partindo deste princípio, a cidadania é algo relativo, ou seja, a cidadania dos dias atuais não é a mesma de 20 anos atrás.
Quando era criança, os direitos do cidadão brasileiro eram bem mais resumidos. Hoje, já temos muitas leis que vieram para garantir esses direitos. Podemos citar como exemplo, o Código do Consumidor.
Mas onde eu quero chegar? O que me entristece nos dias de hoje, e quando vejo as pessoas, confundindo seus direitos com favores. Eu explico: muita gente pensa que ter um médico atendo gratuitamente, uma escola de qualidade para os filhos, uma estrada em boas condições, por exemplo, são favores dos gestores públicos.
Ora, se temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, como esperar os que os serviços públicos sejam de péssimas condições? Mas é isso que vemos comumente, sem a reclamação contundente da população. As pessoas estão conformadas com o péssimo funcionamentos dos serviços públicos e ainda tem muitas pessoas que criticam aqueles que não se conformam com essa falta de respeito ao cidadão.
Mas, claro que a cidadania também inclui a responsabilidade com os deveres. Não podemos esquecer, também, que nossos direitos não podem invalidarem os direitos dos outros.
REGISTOS DE DOMINGO
-
HUMOR
*Proposta de emprego*
O sujeito envia o currículo para uma grande empresa. Como se considera um
excelente funcionário, ele impõe algumas imposições ...
Há 23 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário