quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tem solução

A Audiência Pública realizada na última segunda-feira seria dispensada, se existisse o interesse, por parte dos governos, em resolver o problema.

Todo mundo que lida na educação sabe como resolver o problema da falta de aprendizagem. Bastaria fazer o que se faz nos Institutos Federais. Se lá funciona, certamente, funcionaria nas outras escolas. Claro, falo isso, levando em conta as devidas proporções. Lá, só entram alunos selecionados. As outras escolas públicas recebem a todos.

Mas lá não tem nada do outro mundo. É tudo muito simples. Os professores têm dedicação exclusiva, ou seja, trabalham um horário dando aulas e outro planejando. Têm salários dignos. Um professor de lá, em início de carreira, ganha mais do que um professor que tem uma dupla carreira de 10 anos em nosso Município e 10 anos na Rede Estadual. Lá, para ingressar na carreira, exige-se uma formação mínima de especialista. Os professores dão reforço para os alunos que possuem dificuldades em suas matérias ministradas. Os alunos são exigidos.

Para você entender o fracasso escolar de Upanema, coloque a palavra NÃO antes de cada item enumerado anteriormente.

Nenhum comentário: