quarta-feira, 28 de outubro de 2009

- Profissão? - Professor!

A profissão de professor é fundamental para a organização e desenvolvimento social de qualquer nação. Isso já está muito batido, mas, ainda, não pode ser deixado de dizer.

Todos falam da importância do professor para a sociedade. O que se esquecem é de valorizar e apoiar esse profissional. Você já observou que professor não tem auxiliar? O pedreiro tem seu servente. O juiz tem seus serventuários. O médico tem seu/sua atendente. O mecânico tem seu auxiliar de mecânico. Poderia citar outras inúmeras profissões. Quando chega em professor, a coisa muda. É só ele para tudo. Tem que escrever ao quadro, explicar, corrigir, orientar, acalmar os irritados (mas não pode se irritar), cantar, pular, preencher os diários, etc, etc, etc... Tudo isso ganhando menos do que o piso de R$ 950,00.

É, menino! Eles, que ganham muito, disseram que o piso subiu e ocupou o lugar do teto! O professor é muito dinâmico, ele não é arquiteto, nem engenheiro, mas tem condições de desenvolver uma nova técnica de construção de moradias cujo piso, também, funciona como teto!

O que dizer da saúde do professor? Veja os professores com mais de 20 anos de serviço. Estão, na sua grande maioria, doentes, sem condições de tratamento, pois ganham pouco e não dispõem de plano de saúde, pois os governos acham que isso só não pode fazer parte da profissão dos mestres. Tem mais: aqueles que não conseguem mais trabalhar, por motivo de enfermidades, recebem como recompensa, um bom decréscimo no salário! O instituto de previdência não pode pagar o salário na íntegra. Se já ganhava pouco, agora, vai ganhar menos e, ainda, tendo que gastar com o tratamento de saúde. Só em falar nisso, já me dá uma sensação de doença! Mudemos de assunto!

Essas reflexões servem para provar que o professor está à mercê de muitas circunstâncias contrárias à sua desenvoltura como profissional. Ele está totalmente abandonado. As autoridades cobram, sem antes oferecerem as ferramentas e os estímulos necessários.

Mas, sempre, existe um alento. Onde passamos pelas ruas, as pessoas nos coroam com aquela velha frase: "PROFESSOR GANHA COM A CARA!".

Nenhum comentário: