quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Nosso Dia

15 de outubro é o Dia do Professor. Todos aqueles que vivem essa profissão estão de parabéns.

Ser professor não é, simplesmente, uma profissão, é uma maneira de viver: vivemos a educação! Faz parte do nossa ser. Quando viajamos, parece que nossos olhos procuram, nas ruas, um prédio parecido com uma escola. Quando distinguimos uma escola no meio das outras construções, ficamos a mirá-la até enquanto é possível.

O professor não consegue se desnudar de seu cargo, ao sair pelas portas da escola. Ele quer, sempre, orientar alguém. Ele se interessa pela formação do caráter daqueles que estão à sua volta.

Mesmo tendo que "brigar" por seus direitos, ele não perde o horizonte e sempre se dispõe a sacrificar seu lazer dos finais de semana, para atender ao chamado da equipe de direção da escola. Tira de seu parco salário para promover comemorações do Dia das mães, pais, crianças, até para comprar materiais de expediente.

É um profissional que não recebe fardamento, ferramentas (materias didáticos) adequadas, mas ele faz um esforço para adquiri-las por conta própria. Assina periódicos e serviço de internet, tudo para o aperfeiçoamento de sua atuação.

Apesar de existirem pessoas e instituições que procuram colocar "uma pedra no seu caminho", com palavras e atitudes bloqueadoras e desalentadoras, o professor segue a sua carreira, como um rolo compressor, consciente de que de suas mãos sairão todos os outros profissionais responsáveis pela construção da nação.

Mesmo que o "piso" esteja servindo de "teto", não nos sentimos de ponta-cabeça, mas prossiguimos lutando por nossos direitos e dando aos nossos educandos a oportunidade de conquistar um futuro digno.

Nenhum comentário: