Quem se lembra do tempo que a escola Calazans Freire era ridicularizada? Talvez todos lembrem. Mas aquele tempo já se foi e ninguém tem mais saudades!
Hoje, a realidade é bem diferente. A escola recebeu um novo prédio, com o investimento do "Projeto alvorada". Depois vieram outros e outros investimentos e, aquela velha história foi apagada, para dar lugar a uma nova história.
Certamente alguém estará pensando que a referida escola ainda conta com muitos problemas, principalmente, na área de ensino aprendizagem. Isso é verdade, mas também nessa área, estamos vendo mudanças. Quem é ligado à educação sabe que os resultados em educação não chegam de imediato. tudo é lento e que só a médio prazo é que se verão os primeiros efeitos.
É uma pena que não tenham pensado em um espaço para reuniões e recreações. Só fizeram salas.
Quem desejar constatar o que eu estou dizendo, é só visitar as instalações do Calazans. Depois, você poderá também ir até o outro colégio da Rede Estadual de Ensino e ainda ir no colégio da Rede Municipal. A diferença estará estampada!
BONITEZA
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A boniteza é vista em todo quadrante do mundo.
A feiura, idem.
Difícil é definir, nesses tempos de oscilações de conceitos, o que é bonito
e o que é feio.
Há 2 horas
3 comentários:
Caro Francisco.
"Escola Calazans"
Concordo com você que as instalações da escola são novas criaram-se mais salas novos projetos. No entanto discordo que esteja tão bem assim, pela metodologia oficial do MEC conforme avaliação entre as três do município ela é que estar em pior situação, embora que as três o índices tenham caído. Também sou realista que o ensino brasileiro é sofrível. Embora que isso não seja justificativa. Com a riqueza que tem o nosso município poderíamos ser exemplo pelo menos em educação.
Obs. Como não é possível colar os gráficos nos comentários estou disponibilizando no Blog e ao mesmo tempo estou lhe repassando o email.
Sds.
josé mário
Você tem razão, Zé Mário. O resultado não está aparecendo, mas quando falei, estava me referindo, principalpente, aos recursos.
Caro Francisco, deculpe-me por ter escolhido o mesmo modelo de blog que o seu, talvez tenhamos gostos semelhantes. Embora seja um leitor assíduo deste blog, esta é a primeira vez que comento nele, e, pra repassar uma mária que poderá fomentar uma boa discução.O texto foi enviado por um anônimo.
"COMENTÁRIO REFLEXIVO
Em todas as reuniões que participo com educadores, só se fala que a educação vai mal. Nós temos bastante profissionais qualificados para atuar nesta área. Gostaria também de incluir nesta discussão a importância que tem o professor de apoio. Há dois anos atrás criou-se mais esta função para atuar junto aos professores. Gostaria de questionar:
* Qual é o seu papel?
* Que atividade poderá desempenhar este profissional?
* Que estratégia de trabalho tem procurado desenvolver junto aos professores
* A educação precisa realmente deste apoio?
* Ele tem acompanhado realmente as atividades de sala de aula?
* Ou ele tem feito o papel de fiscal em algumas circunstâncias?
* Que critérios são utilizados para exercer este posto: Político, social, econômico e religioso,etc.
Diante destes questionamentos, precisamos de esclarecimento, porque um professor de apoio não pode tirar uma licença de outro? por que ele não pode ajudar aos professores que tem uma turma de 27 alunos, onde apenas 6 sabem ler?
porque o professor de apoio não substitui um professor no dia que um colega falta? que apoio é este, que só se afasta dos alunos? quer dizer que, o professor de apoio, para atuar nesta função o critério é: se afastar de sala de aula?
Na minha humilde concepção a nossa educação ela só piora com tais aberrações, precisamos criarmos estratégias de ensino urgente, para que todos os alunos que frequentam as escolas, possam sair do ano que estudam sabendo, dominando os conteúdos que foram ministrados durante o ano letivo.
Entendo que quando os resultados da educação vai mal, a culpa é do professor, mas compreendo também, que quem acompanha o nosso trabalho também foi um fracasso. Pois até agora não vimos nem um avanço na educação, em termos de qualidade de ensino.
Compreendo que se tirou o professor da sala de aula, o objetivo maior era contribuir com o trabalho dos professores porque isso não está acontecendo.
Aposto que se dissessem assim: você vai ser professor de apoio, mas quando uma turma tiver precisando de ajuda, você vai trabalhar com as dificuldades, ninguém queria ir. Mas como é para ficar sentado por trás de um birô, todo mundo quer."
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