terça-feira, 19 de maio de 2009

Trocando a roupa, sem tomar banho

Eu vinha muito animado com o Ministério da Educação. Muitos investimentos já foram feitos, como por exemplo, a aquisição de livros didáticos para o Ensino Médio, abertura de novas vagas nas universidades etc.

Mas saiu uma nova proposta que me deixou intrigado. Trata-se da junção de disciplinas por área de conhecimento. Ainda não sabemos como será, exatamente, mas como já estamos acostumadas com mudanças para pior, imaginamos logo que será mais uma dessas.

Como um professor de línguas será capaz de ensinar Língua Portuguesa e as línguas estrageiras? Ou será que vão colocar três professores dentro de uma sala, um falando Português, outro falando Espanhol e o outro Inglês? Seria uma Babel? Mas pode ser que seja bom!

O que me deixa com a pulga atrás da orelha é o fato de tudo isso já ser planejado para 2010. Quem vai estar preparado para isso? Será o Estado do Rio Grande do Norte? Falo assim, porque tudo o que é mudança, nosso Estado abraça com unhas e dentes, como se fôssemos uma referência em educação para o país.

Isso está me cheirando a uma troca de roupas, sem sequer tomar banho. Não querem atacar os reais problemas da educação brasileira e saem com essas soluções mágicas, querendo mais uma vez fazer todo mundo de babaca. Quem quiser se enganar, vá nessa onda. Eu prefiro ficar olhando, esperando o andar da carroagem.

Nenhum comentário: