sexta-feira, 22 de maio de 2009

Observatório da equidade discute desigualdades no ensino brasileiro

O nível de escolaridade da população brasileira é baixo e desigual. E isso acontece diante do alto índice de analfabetos; acesso reduzido à educação de crianças de 0 a 3 anos, ensinos fundamental, médio e superior de qualidade; além de baixa oferta de educação técnica e de formação profissional continuada.

Juçara Dutra Vieira, representante da CNTE no Conselho Diretor do Observatório da Equidade do CDES, ao participar da Oficina sobre “As Desigualdades na Escolarização no Brasil”, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), apresentou o modelo explicativo das desigualdades, acrescentando que o baixo índice de analfabetos persiste no país.

ImageEm 2005 o número de analfabetos no país era de 15 milhões, em 2006 caiu para 14,4 milhões e em 2007 para 14,1 milhões, uma redução muito pequena. E a região Nordeste – ao longo desses anos – se mantém na liderança do analfabetismo.

O Observatório da Equidade - instrumento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, vinculado à Presidência da República, tem a finalidade de ampliar o conhecimento e a capacidade do CDES e da sociedade de debater, construir proposições promotoras de maior equidade, monitorar, avaliar e cobrar resultados das ações governamentais e dos demais atores sociais.

Os dados coletados e analisados estarão disponíveis, no site www.cdes.gov.br.

Fonte: Site da CNTE

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