sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hierarquia na escola? O que é isso?

Houve um tempo quando existia hierarquia na escola. Existia diretor, professor, demais funcionários e aluno. Prestou atenção na ordem?

Esse tempo já se foi. Vivemos um tempo quando a hierarquia funciona nesta ordem: aluno, aluno, aluno, aluno. Prestou atenção na ordem? Pois é. Não esqueci de ninguém.

Isso teve um resultado? Teve. A escola desandou. Os alunos não respeitam mais ninguém. Eu já presenciei um tumulto em uma turma de Ensino Médio, pelo fato de uma pessoa da Equipe de direção da escola onde trabalho ter entrado na repartição sem a farda. A turma estava dizendo que isso lhes garantia vir para a escola sem a farda. Pode? Será que o diretor da escola é igual ao aluno?

O diretor é um professor que teve uma formação profissional para o magistério e exerce um cargo de gestão porque foi eleito pela comunidade. Ele não é um aluno. Mas alguém disse para o aluno que o diretor é um aluno ou, talvez, que o aluno é um diretor.
Aluno está na escola. O professor e os funcionários são da escola, porque passam os melhores 25 ou 30 anos de sua vida se dedicando a ela.

Eu fui aluno de escola pública no tempo em que não havia nada além do professor escrevendo com um giz de cal em um quadro de alvenaria. Não existia dicionários, livros, TV Escola, internet. Os alunos eram "alimentados pelo bico" com aquele pouco conteúdo apresentado pelo professor. Mas o interessante era que aqueles que se esforçavam, conseguiam alguma chegar a uma universidade e ter uma profissão.
Hoje o aluno tem tudo que relacionei acima, mas sai da sala de aula e vai perambular, reclamando do professor.

Quem não concorda comigo tem o direito de pensar do jeito que pensa, só não vai me convencer de que eu esteja errado com conversa mole. A prática comprova o que eu digo.